Fale conosco: (86) 3221-2110 / 3226-3070 Email: contato@caapi.org.br

História

Com o propósito de oferecer melhor qualidade de vida aos advogados e advogadas piauienses, bem como, aos seus dependentes e aos estagiários regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Piauí, seccional Piauí (OAB/PI), a Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) foi instituída em 26 de julho de 1980, por deliberação Conselho Seccional, na gestão do presidente Reginaldo Santos Furtado, tendo sido inicialmente instalada na própria sede da seccional.

A Caapi é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos com personalidade jurídica e patrimônio próprio, com autonomia financeira e administrativa, sendo o braço social da OAB/PI. A sua primeira diretoria foi eleita no ano de 1987, na qual foi constituída de cinco membros efetivos tendo como presidente o advogado Reginaldo de Correia Moreira, cujos mandatos foram renovados em 1989 e 1991. Desde então, cada diretoria tem feito gestões com a finalidade de sempre trazer mais benefícios e vantagens para a classe advocatícia, oferecendo os mais variados serviços e estando sempre presente na vida destes profissionais e de seus familiares.

Em 1993, sob a presidência do Conselheiro Nelson Nery Costa, a entidade foi de fato efetivada, passando a prestar assistência médica e odontológica, bem como instituir pecúlio por morte e acidente, através da seguradora privada. Ainda na mesma gestão foi iniciada a construção da sede da Instituição, situada ao lado do prédio da OAB/PI, na Rua Gov. Tibério Nunes, s/n, Bairro Cabral, em Teresina, cuja conclusão se deu na gestão da nova Diretoria (1995-1997) sob a condução do Presidente Jorge Azar Chaib, tendo sido inaugurada em 23 de maio de 1996, dando aos seus associados mais conforto e comodidade para a utilização dos serviços.

Promover a qualidade de vida dos advogados e de seus dependentes sempre foi o objetivo máximo da Caapi, fiel aos termos de sua finalidade estatutária. Durante a gestão de 1998 a 2000, sob a Presidência de Joaquim Barbosa de Almeida Neto, foram inauguradas a farmácia e a livraria dos advogados e ainda um consultório odontológico no município de Picos.  Na gestão de 2001 a 2003, com o Presidente Éfren Porfírio de Sá Lima, foram inaugurados mais dois consultórios odontológicos nos municípios de Parnaíba e Floriano. Durante a gestão de 2004 a 2006, sob a presidência de Mario Roberto Pereira de Araújo, a CAAPI firmou seu primeiro plano de saúde Unimed atendendo o pleito dos advogados.

Em janeiro de 2007, Eduarda Mourão Eduardo Pereira de Miranda toma posse como a primeira mulher Presidente da CAAPI. Nessa gestão, seguiram-se muitas realizações e conquistas, a citar: o novo estatuto da CAAPI; criação do auxílio funeral e a disponibilização de dois seguros de morte e acidente; a criação do setor de convênios e eventos; as implantações do plano de previdência privada OAB/PREV vinculada ao instituto OAB/PREV-SP; do primeiro site da instituição; do serviço de transporte Inter fóruns - Van do Advogado, reforma e reabertura da Pousada Praia dos Advogados, no litoral piauiense, a qual passa a ser órgão definitivo da Caixa de Assistência. Foram metas e ações consolidadas com a reativação dos serviços de saúde com o “Espaço Saúde”, e “CaapiOdonto”. Foi durante esta gestão que foram realizadas as primeiras campanhas de saúde dos advogados, como projeto embrionário e reimplantadas as representações municipais da CAAPI, notadamente nos municípios de Picos e Parnaíba.

Reeleita para o Triênio 2010/2012, a Presidente com a nova Diretoria impulsionou o plano de ação e metas. Nesse período foi realizado o I Concurso Cultural dos Advogados com o objetivo de eleger um novo slogan, tendo sido escolhido: “CAAPI: mais que assistência, parceria indispensável”.

De 2013 a 2015 a diretoria foi composta pela presidente Ednan Coutinho. Na qual destaca-se como melhorias a inauguração do Hotel de Trânsito, Clube e Auditório na cidade de Picos, Revitalização da Pousada de Praia, Salão de Beleza e a entrega dos espaços físico e equipamentos dos consultórios de oftalmologia e ginecologia.

A nova gestão 2016 à 2019 eleita e composta pelo presidente Rafael Orsano; vice-presidente Alexandre Lopes Filho; secretário geral Shaymmon Emanoel Rodrigues de Moura; secretária adjunta Maria do Socorro de Oliveira Costa; tesoureira Adelina Lourdes de Sampaio Pinheiro Miranda assumem com o propósito de aproximar-se ainda mais dos profissionais e oferecer mais vantagens e benefícios e qualidade de vida para todos os beneficiários. Fazendo efetivar muitos projetos que se encontrava pendentes ou parados, trazendo uma nova garra e vontade de fazer o melhor para cada advogado e advogada.

 

Serviços da CAAPI
Clube de Serviços - Parceiros

Rua Governador Tibério Nunes, S/N - Teresina-Pi - Cep: 64.003-750
Segunda a Sexta, das 7h30 às 19h e Sábado, das 8h às 12h.