Fale conosco: (86) 3221-2110 / 3226-3070 Email: contato@caapi.org.br

Espaço AMAmentar

O Espaço AMAmentar é uma iniciativa da Caixa de Assistência dos Advogados que vem ajudando mães e filhos terem esse contato tão necessário para o desenvolvimento pleno do bebê e da criança pequena, que é o aleitamento materno. O espaço foi idealizado como forma de preservar a saúde e a amamentação, garantindo também as advogadas lactantes o direito de poder realizar suas atividades sem precisarem dar longas pausas na carreira ou interromper o aleitamento antes dos dois anos de vida dos seus filhos.

Os espaços destinados à amamentação, são direitos garantidos pela Constituição às mulheres que possuem relação permanente de trabalho, seja com carteira assinada ou não, e também está presente como provimento do Plano Nacional da Mulher Advogada. Atualmente a CAAPI conta com dois espaços como esse, um na Sala dos Advogados, localizada na Justiça Federal de Teresina e outro no Clube dos Advogados.

O Espaço AMAmentar conta com uma poltrona para o aleitamento e também um  trocador onde é possível substituir a fralda ou mudar as roupas do bebê, em um ambiente calmo e acolhedor para a realização deste ato de amor e de conexão entre a mãe e o bebê. No Clube dos Advogados, há ainda um berçário.

Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um ato que envolve interação profunda entre mãe e filho com implicações enormes na saúde global. Um estudo divulgado pela revista médica The Lancet — uma das mais conceituadas do mundo — mostrou que o aleitamento materno por um período de 12 meses ou mais poderia salvar a vida de, pelo menos, 800 mil bebês e 20 mil mães todos os anos. Esse estudo cruzou dados de 1.300 pesquisas sobre aleitamento materno em 153 países e concluiu que, nos países ricos, a amamentação reduz em mais de um terço a morte súbita do lactente. Em países pobres ou de renda média, cerca de metade das epidemias de diarreia e um terço das infecções respiratórias poderiam ser evitados se todas as mães amamentassem por um ano ou mais.

 

Serviços da CAAPI
Clube de Serviços - Parceiros

Rua Governador Tibério Nunes, S/N - Teresina-Pi - Cep: 64.003-750
Segunda a Sexta, das 7h30 às 19h e Sábado, das 8h às 12h.